Ajuda

Como assinar documentos Via SIPAC

Para assinar documentos via SIPAC, siga os seguintes passos:

Faça o login no SIPAC (mesmo login e senha do SIGAA); clique em “Portal Administrativo”; no lado direito da página, clique em “Assinaturas Pendentes”; ao lado do documento, clique no símbolo “Visualizar Documento” e confira as informações; agora, novamente ao lado do documento, clique no símbolo “Assinar Documento”; clique em “Função não informada” e “Adicionar Função” (caso não esteja descrito); Coloque a senha para assinar o documento.

Trancamento de disciplina

O discente deve enviar e-mail para pmbqbm@ufba.br com título  " Solicitação de Trancamento" e apresentar os seguintes documentos:

1. histórico escolar;

2. requerimento assinado;

3. Documentos comprobatórios (quando julgar necessário).

*É necessário consultar o Calendário Acadêmico da UFBA para confirmar se o pedido de trancamento está  "dentro do prazo"

Aproveitamento de Estudos
O discente deve dar entrada no pedido de Aproveitamento de estudos na Secretaria do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) e  enviar solicitação para o e-mail pmbqbm@ufba.br  
 
O processo deve ser instruído com:
 
  • Requerimento escolar, disponível em : Acesse o Link  (Devendo ser apontada a disciplina objeto do aproveitamento)
  • Histórico escolar.
Observação:
 
Se a disciplina for de outro Programa de Pós-Graduação, o discente deverá providenciar, além dos documentos citados acima, a ementa da disciplina e o parecer do orientador  (O aludido parecer deverá indicar quais disciplinas poderão ser aproveitadas, relacionando a disciplina cursada (externa ao programa) com a que poderá ser aproveitada (do programa) ).