APRESENTAÇÃO/HISTÓRICO

A Bioquímica e a Biologia molecular compreendem conhecimentos básicos para diferentes áreas das Ciências da Vida, sendo necessária a expansão de Programas de Pós-graduação nestas áreas, principalmente em regiões fora do eixo sul e sudeste, como é o caso da Bahia. Esse cenário ainda se torna mais crítico, diante da observação de que a expansão das diversas Universidades com a criação de novos campi e de instituições de ensino superior federais e particulares demandam mestres e doutores com sólida formação nestas áreas. Neste contexto, a diferença entre a oferta e demanda de profissionais bem formados em Bioquímica e a Biologia Molecular, aliado à necessidade de expandir e fortalecer a atividade científica nacional, notadamente fora dos grandes centros atuais, fez com que a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) viabilizasse a criação do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em  Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) envolvendo universidades públicas que não possuem um programa de pós-graduação na área em questão
 
O PMBqBM foi aprovado pela CAPES, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com conceito 4 em abril de 2013, sendo efetivamente iniciado em 2014, com seleções semestrais. Seguindo o cronograma geral, a primeira seleção na UFBA ocorreu no final de 2013, para ingresso da primeira turma em março de 2014. O Programa é constituído por uma coordenação geral constituída pela SBBq e coordenações locais nas IES Associadas, aos quais os alunos estão vinculados. Atualmente, quinze universidades ocupam o lugar de Associadas, a exemplo da UFBA, e seis universidades são Nucleadoras (UFMG, UFRGS, UFRJ, UNICAMP, UNIFESP e USP campus São Paulo). Na UFBA, o PMBqBM tem sede no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Departamento de Bioquímica e Biofísica, contando com a participação de dez professores lotados no ICS, um professor lotado no Instituto de Biologia (IBIO) e um docente no Instituto de Química (IQ). 
 
Desta forma pretende-se ampliar o número de profissionais com qualificação diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais. O Programa cria a oportunidade de estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). 
 
Português, Brasil