Infraestrutura

Na UFBA, campus Salvador, o Programa tem sede no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Departamento de Bioquímica e Biofísica, contando com a participação de professores também dos Institutos de Biologia e de Química da UFBA. O programa conta com uma sala para o Colegiado Local no 5º andar do ICS (sala 519) e dispõe de uma infraestrutura laboratorial distribuída nas três unidades da UFBA (ICS, IB e IQ): Laboratório de Bioquímica, Biotecnologia e Bioprodutos, Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia, Laboratório de Neuroquímica e Biologia Celular, Laboratório de Imunologia, Núcleo de Bioinformática, e Laboratório de Neuroendocrinoimunologia, Laboratórios de Química Orgânica. Além do apoio do Laboratório de Engenharia Tecidual e Imunofarmacologia no Instituto Gonçalo Moniz/FIOCRUZ/Bahia.
 

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA, BIOTECNOLOGIA E BIOPRODUTOS – LBBB/ICS/UFBA 

Coordenado pela Professora Luzimar Gonzaga Fernandez e Prof. Renato Delmondez de Castro, com mais de 250 m2, conta com equipamentos para as análises na área de concentração do PMBqBM, ressaltando-se que pesquisas em espécies vegetais são desenvolvidas no laboratório em um contexto transversal, fazendo uso das facilidades e equipamentos analíticos principais. Para tal, citam-se principalmente a Sala de Preparo de Amostras, Sala de clonagem e de transformação genética vegetal para atividades em contenção com OGM, a Sala de análises Bioquímicas e Biologia Molecular, geladeiras, freezers e ultra-freezers para conservação de amostras, sementes e de outros materiais, 3 câmaras de crescimento com controle de fotoperíodo, umidade e temperatura, 7 câmaras de germinação com controle de fotoperíodo e temperatura, câmara fitotron para armazenamento e banco de germoplasma de sementes, máquinas de PCR e PCR em tempo real, centrífugas, estufas de secagem, microscópio ótico, HPLC, GC-FID, espectrofotômetro UV/Visível, aparelhos de eletroforese, câmara de fluxo laminar, sistema de eletrotransferência para Western Blotting, dentre outros equipamentos e materiais diversos que possibilitam estudos a serem realizados no projeto Faz uso também da infraestrutura disponível de informática e bioinformática dedicada aos estudos moleculares em sementes, assim como de catalogação das informações em banco de dados de espécies a serem conservadas.

 

METABOLOMICS RESEARCH GROUP - MRG 

Coordenado pelo Professor Paulo Ribeiro de Jesus, atua na área de Química de Produtos Naturais, conta com dois amplos laboratórios voltados a estudos fitoquímicos, equipados com colunas cromatográficas, balões de separação, rotaevaporador, capela de exaustão, triturador (moinho), reveladores UV, uma sala para realização de bioensaios, geladeiras, freezers, centrífugas, estufas de secagem, HPLC, espectrofotômetro UV/Visível, câmara de fluxo laminar, dentre outros equipamentos. 
 

LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA E BIOLOGIA MOLECULAR - LabImuno

O LabImuno do Instituto de Ciências da Saúde, UFBA, é coordenado pelo prof. Roberto Meyer e possui uma área aproximada de 780,0 m2. Criado em 1982, o Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA teve os seus primeiros projetos de pesquisa na área da Imunologia Veterinária. Mais recentemente, o Laboratório ampliou suas linhas de investigação abordando aspectos da regulação neuroimunoendócrina, da imunidade na cavidade oral e do papel de alguns marcadores tumorais. Desde 1992, o grupo presta serviço de imunodiagnóstico, realizando anualmente cerca de 230.000 testes, entre dosagens de hormônios, marcadores tumorais e sorologia para as principais doenças infectocontagiosas. O LabImuno  dispõe de um laboratório central e três anexos, sendo a seguinte infra-estrutura disponível e compatível com o projeto: a) um laboratório com facilidades para todo tipo de eletroforese, transferência de ácidos nucléicos e proteínas; equipamento Real-Time PCR (iCycler BioRad); equipamento BD FACSCalibur; sequenciador de DNA (ABI 377), espectrofotômetro Varian, Cromatógrafo Líquido Varian ProStar, microscópios de fluorescência Nikon Fluophot e Diaphot, microscópio invertido Olympicus, b) uma Sala Estéril de 28,0 m2 contendo 2 fluxo laminar marca Veco, 2 estufa de CO2 Revco, 1 fotomicroscópio invertido Nikon, centrífuga clínica; centrífugas refrigeradas (3), microcentrífugas (2), freezer -80,0 ºC, freezer -150,0 ºC, termocicladores PCR (2), fontes e cubas de eletroforese horizontal e vertical, aparelhagem para fotodocumentação de géis, tanques de Criopreservação (2), lupa estereoscópica; c) uma sala contendo transiluminador e sistema fotográfico; d) uma Sala de Lavagem com lavadora automática e autoclave pequena; e) uma área de escritórios com estações de trabalho em microcomputador; f) uma área para reunião e alimentação.
 

LABORATÓRIO DE NEUROQUÍMICA E BIOLOGIA CELULAR - LabNq

O LabNq é coordenado pelas Professoras Silva Lima Costas e Maria de Fátima Dias Costas. São equipamentos disponíveis no LabNq: 1) Balança analítica analógica Mettler adquirida anteriormente a 1990, e em mal estado 2) Balança analítica digital Gehaka AG200 adquirida anteriormente a 1990, e em mal estado, 3) Capela de exaustão Quimis, 4) Medidor de pH Ingold 1500 5) Medidor de pH Imprint mPA 210, 6) Banho-maria de circulação Polytemp, 7) 1 Banho-maria de circulação MLW U10, adquirido anteriormente a 1990, 8) Monitor polarográfico de oxigênio, YSI 53, 9) Agitador magnético Metrohm E 349A, adquirido anteriormente a 1990, 10) Estufa de secagem FABBE 119. 11) Destilador FABBE 106, adquirido antes de 1990, 12) Deionizador de água Elgastat B102, adquirido antes de 1990, em bom estado operacional. 13) Espectrofotômetro UV/Vis MIcronal B382, 14) Fotocolorímetro Analyser 500 M, adquirido em 2003. 15) Centrífuga refrigerada Janetzki K 70, 16) Ultracentrífuga MLW Janetzki VAC 601, adquirida em 1974, 17) Bomba de vácuo FABBE Primar 141, adquirida antes de 1990, 18) Capela de fluxo laminar horizontal Labconco 36100-04, 19) Microscópio óptico com contraste de fase X42 107E acoplado a câmera fotográfica, 20) Fonte para eletroforese Bio-Rad PAC 200, 21) Sistema vertical para eletroforese Bio-Rad, adquirido em 2002, 22) 1 Sistema para Western Blot, Bio-Rad. 24) Balança Ohaus LS2000, adquirida em 2002, 25) Rotaevaporador Laborota 4000, 26) Pipeta automática Brand, 2 - 20 uL, 27) Pipeta automática Brand, 20-200 uL, adquirida em 2002, 28) Pipeta automática Brand 100-1000 uL, 29) Pipeta automática Gilson P-200, 30) Pipeta automática Brand Transferpette 2-20 uL, 31) Pipeta automática Brand Transferpette 20-200 ul, 32) Pipeta automática Brand Transferpette 100-1000 uL 33) Pipeta automática multicanal Brand 20-200 uL, 34) Quatro microcomputadores. 35) Duas impressoras a jato de tinta.36) 03 Refrigeradores 37) Dois Freezers 38) 03 Aparelhos de ar-condicionado 39) Duas centrífugas de mesa Fanem, 40) Microscópio invertido com contraste de fase acoplado a máquina digital 41) 1 Estufa para incubação de células com controle de injeção de CO2 42) Microcentrífuga para tubos eppendorf 43) Sistema de eletroforese horizontal 44) Agitador de frascos com rotação horizontal. 45) Dois depósitos de nitrogênio líquido para transporte e armazenagem de células. 46) Secador de géis. 47) Acessórios para instalação de microscopia de fluorescência.48) Notebook. 49) Freezer 86 °C 50) Leitor colorimétrico de placas de 96 poços.
 

LABORATÓRIO DE ALERGIA E ACAROLOGIA 

É coordenado pela Profa. Neuza Maria Alcântara-Neves e ocupa uma área de cerca de 90 m2 no Instituto de Ciências da Saúde-UFBA, com duas salas dedicadas para cultura celular, três fluxos de biossegurança NB2, duas incubadoras de CO2, dois agitadores tipo shaker orbital, dois ultrafreezers -80°C (ThermoFisher), um equipamento sonicador, um fluorímetro Fluoroskan, um espectrofotômetro Multiskan, um equipamento ImageQuant e duas centrífugas refrigeradas.
 

NÚCLEO DE GENÔMICA E PROTEÔMICA APLICADAS À SAÚDE - NGP-Saúde

É coordenado pelo Prof. Roberto Meyer, conta com uma plataforma de sequenciamento de nova geração tipo Ion S5 (ThermoFisher), um espectrômetro de massas do tipo Quadrupolo-ToF Xevo G2 XS Q-Tof (Waters Technologies), um sistema de cromatografia do tipo AKTA Pure FPLC (GE Healthcare), e um sistema de PCR ProFlex System (ThermoFisher). 
 

LABORATÓRIO DE BIOPROSPECÇÃO E BIOTECNOLOGIA – LABBIOTEC

É coordenado pela Professora Suzana Telles da Cunha Lima. Está situado no Instituto de Biologia, possui uma coleção de 125 microalgas e cianobactérias isoladas e mantidas in vivo. A principal linha de pesquisa envolve a bioprospecção de fármacos (antivirais, bactericidas, fungicidas, anti-neoplásicos) e moléculas de interesse industrial e biotecnológico. Além das aplicações farmacológicas, desenvolvemos estudos na linha de bioprocessos, como a criopreservação de espécies alvo, métodos de separação de algas de seu meio de cultura assim como seu reaproveitamento, gargalos na linha de produção de biodiesel. Além dos projetos com microalgas, temos outros em colaboração com laboratórios parceiros na área de produção de lectinas recombinantes, assim como identificação de mecanismos moleculares de defesa de animais contra a Corynebacterium pseudotuberculosis.  O LABBIOTEC possui um Banco de Microalgas, com foto-biorreatores, eletro-floculadores, shakers de temperatura controlada, destiladores, estante de cultivo com fotoperíodo, sala de microscópios, sonicador, liofilizadores, centrífugas, geladeiras, freezer, muflas, balança analítica, agitadores, banho-maria, estufa, capela, incubadores, cubas de eletroforese de proteínas, fontes, sala de lavagem, vidrarias e reagentes.
 

NÚCLEO DE BIOINFORMÁTICA 

Sob a coordenação das Professoras Joana Paixão Monteiro Cunha e Aline Cristina A. Mota Miranda Mascarenhas. Dispõe de uma área de 30 m². Conta com 5 computadores de Alto Desempenho distribuídos em bancadas próprias. O Núcleo dispõe de televisão e lousa para ministração de aulas/cursos/reuniões de curta extensão.
 

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA TECIDUAL e IMUNOFARMACOLOGIA – LETI (OUTROS LABORATÓRIOS DE APOIO AO PMBqBM-UFBA)

Localizado no Instituto Gonçalo Moniz/FIOCRUZ/BA. Através de colaboração com a Professora Simone Garcia Macambira é possível dispor de um biotério de criação e experimentação livre de patógeno. O LETI é equipado com aparelhos que permitem a avaliação da função cardíaca completa, fluxos laminares, freezer, estufas, leitor de ELISA, microscópio confocal, microscópio óptico, microscópio invertido com sistema de fluorescência.  citômetro de fluxo, equipamento para RT-PCR em Tempo Real, Sistema de Langendorff para avaliação da cardiotoxicidade de novos compostos, reagentes, kits e material de consumo para cultura de células, testes bioquímicos, imunológicos e de biologia molecular.
 
Português, Brasil